"Os grandes educadores atraem não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal. Dentro ou fora da aula chamam a atenção. Há sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se, de agir".Moran
14 julho 2006
12 julho 2006
Relatório WebQuest Grupo de Osório
WebQuest/Sirlei
Grupo Osório/RS
A informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimento, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educador é, transformado através do diálogo com os alunos. Cada geração inventa, cria, inova e a eduacação tem seu processo também de criação e inovação, principalmente no campo do conhecimento. (Marise Schimidt Veiga – 2001 Computador e Educação? Uma ótima combinação).
Porém, nas escolas, poucos professores aproveitam o potencial dessa ferramenta pedagógica. A maior parte dos professores, inclusive a direção, não possuem familiaridade com os recursos e consideram pouco importante levar os alunos para o laboratório.
Então, vamos auxiliar o "João"!!!
Sou professora na área da Língua Portuguesa, sempre atuei com alunos do segundo grau, na época, a informática nas escolas ainda era pouco explorada. Há quatro anos atuo como multiplicadora das TICs no NTE/RLN Osório. Auxiliaria o João da seguinte forma:
Sensibilizando os professores para o uso das tecnologias, principalmente os recursos da Internet disponíveis no Laboratório de Informática, utilizando sites de busca e orientando para a relização de uma boa pesquisa http://www.novaescola.com.br/
com o texto: Como fazer uma boa busca na Internet.
Explorando possibilidades de pesquisa na Internet. www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm com vários textos do autor.
Criando e-mail, fazendo uso da comunicação na Internet enviando e recebendo mensagens. http://www.hotmail.com/
Estudo e debate a partir de textos que tratam da comunicação na Internet. Muitos autores tratam desse tema: José Manuel Moran, José Armando Valente, Iris Elizabeth Tempel Costa, Beatriz Corso Magdalena, Fábia Magali Santos, Rosane Aragon de Nevado e outro. Tem tanto material disponível na área e hoje os alunos também têm acesso às mesmas informações que o professor. Portanto, é um desafio para o professor manter-se atualizado, capacitado para investir na informática na educação.
Sugiro os seguintes sites que oferecem serviços/informações úteis para o processo educativo na área de Português e Literatura.
http://www.portrasdasletras.com.br/
http://www.educaterra.com.br/
www.detetivez.ig.br/literatura
http://www.vestibular1.com.br/
www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq
http://www.poie.com.br/
http://www.webquest.futuro.usp.br/
http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/
http://www.escolabr.com/
www.nied.unicamp.br/~hagaque
http://www.paulofreire.org/
http://palavraaberta.blogspot.com/
http://copamundo.blogspot.com/
http://www.proavirtual.blogspot.com/
http://www.dominiopublico.gov.br/
http://amora.cap.ufrgs.br/2000
Uma das características mais interessantes da Internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes. São tantas as conexões possíveis que a viagem vale po si mesma. Viajar na rede precisa de intuição acurada, de estar atentos para fazer tentativas no escuro, para acertar e errar. A pesquisa nos leva a garimpar jóias entre um monte de banalidades, a descobrir pedras preciosas escondidas no meio de inúmeros sites publicitário. (José Manuel Moran – como Utilizar a Internet na educação) Veja site mencionado acima.
A Internet é importante para os profissionais da área de Língua Portuguesa e Literatura pois propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, ampliar as formar de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com seus colegas. Pode ter acesso aos últimos artigos publicados, às notícias mais recentes sobre o tema que vai tratar.
O professor pode iniciar um assunto em sala de aula sensibilizando, criando impacto, chamando a atenção para novos dados, novos desafios. Depois convida os alunos a fazerem suas próprias pesquisas, individualmente e em grupo e que procurem chegar a suas próprias sínteses.
A Internet será ótima para os professores, atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais. Mas ela será um tormento para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma, que fala o tempo todo na aula, que impõe um único tipo de avaliação.
A palavra chave é interagir: Interagir a Internet com as outras tecnologias na educação ( vídeo, TV, jornal, computador). Interagir o mais avançado com as técnicas convencionais, interagir o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta. (Moran)
Este é o meu recado para o "João"
Relatório RP Grupo de Osório
Reunião pedagógica do grupo de Osório/Sirlei
Meu grupo está formado por seis profissionais que atuam em diferentes setores relacionados à educação. Os professores Josaine e Terezinha são docentes da Escola Rural escolhida para realizarmos a RP; a Odete Alminhana e Maria Gecione, são integrantes da 11ª CRE e a professora Silvana Silveira minha colega multiplicadora no NTE/RLN Osório. Eu e ela também já trabalhamos na escola Rural, estive lá durante treze anos.
No primeiro encontro no dia 04 de julho realizamos um encontro com o grupo de Osório no NTE com a finalidade de preparar a RP a ser realizada com os professores da E.E.E.M.Ildefonso Simões Lopes -RURAL.
No segundo encontro no dia 05 de julho conversamos com a equipe diretiva sobre a nossa proposta e o que pretendíamos ao escolher aquela escola. O diretor disponibilizou-nos o laboratório de informática para que no dia 06/07, quinta-feira, utilizássemos e reuníssemos, durante o turno da manhã e tarde, em pequenos grupos, os professores que estivessem em hora atividade na escola.
No terceiro encontro no dia 06 de julho nos reunimos no laboratório de informática da escola Rural a fim de compartilhar o que aprendemos no 1º encontro presencial com os colegas desta escola. Conseguimos a adesão de dezessete professores; pela manhã nove e à tarde oito. Exploramos juntos algumas ferramentas do word pois todos já possuem conhecimento e utilizam este editor de texto, apenas um recurso foi novidade para a área da matemática e da física que foi a utilização do editor de equações (Equation), este recurso permite criar equações complexas através da seleção de símbolos em uma barra de ferramentas e da digitação de variáveis e números. Assim, torna-se um facilitador para o professor na hora da digitação das provas. Foi interessante, pois os professores que estavam presentes ficaram encantados com a possibilidade de usar a ferramenta. Outro recurso que apresentamos aos professores foi a utilização da pesquisa avançada.
Como muitos dos professores já dominavam o uso do computador (redigir, salvar, criar pastas, etc), foi possível dedicar mais tempo ao uso da Internet como ferramenta auxiliar nas pesquisas escolares.
Através de dicas de sites interessantes, uso da busca avançada para realizar pesquisas, da leitura de artigos e/ou depoimentos de pessoas que, como meus colegas, buscaram apoio junto a Internet para dinamizar sua atividade docente e, assim, conquistar a atenção dos alunos foi como conduzimos a reunião.
Devido ao número de professores presentes, foi possível trabalhar 2 a 2 e, como somos um grupo grande, conseguimos dar atenção quase que individualizada. Trabalhamos num ambiente colaborativo onde houve muita troca de informações, muito aprendizado, muita curiosidade.
Muitos sites interessantes surgiram e ficaram registrados nos computadores do laboratório.
Salientamos, também, que para agilizar os trabalhos de pesquisa no laboratório, é necessário um bom planejamento para que, principalmente, não haja perda de tempo ou que a dificuldade de realizar as atividades de pesquisa se tornem angustiantes e os alunos desistam por impaciência ou, o que é pior, "copiem e colem" a primeira "coisa" que encontrarem para "se verem livres" da tarefa e "mexer" no computador.
A reunião rendeu frutos, foi bastante comentada pelos colegas, fazendo com que aqueles que não puderam comparecer fossem a procura das "dicas" e idéias apresentadas. A professora responsável pelo Laboratório de Informática da Escola, que está inscrita no curso, "entrou no clima" e participou da reunião como colaboradora do nosso grupo.
Houve muito interesse e bastante integração. Ninguém julgou impossível realizar trabalhos no laboratório, pois muitos já oportunizaram esta vivência aos alunos. O que surgiu foi mais motivação e muitos planos para trabalhar, principalmente unindo disciplinas e interesses comuns.
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Oportunizar a 700 professores do Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul interação com Windows, Softweres Educacionais, ferramentas virtuais e Internet, qualificando o fazer docente no referente nível de ensino. Oprtunizar aos 700 professores condições de disseminação dos tópicos trabalhados entre o corpo docente da escola à qual pertencem na intenção de capacitação para trabalho com Informática Educativa.
Assinar:
Postagens (Atom)