12 julho 2006

Relatório WebQuest Grupo de Osório

WebQuest/Sirlei Grupo Osório/RS A informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimento, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educador é, transformado através do diálogo com os alunos. Cada geração inventa, cria, inova e a eduacação tem seu processo também de criação e inovação, principalmente no campo do conhecimento. (Marise Schimidt Veiga – 2001 Computador e Educação? Uma ótima combinação). Porém, nas escolas, poucos professores aproveitam o potencial dessa ferramenta pedagógica. A maior parte dos professores, inclusive a direção, não possuem familiaridade com os recursos e consideram pouco importante levar os alunos para o laboratório. Então, vamos auxiliar o "João"!!! Sou professora na área da Língua Portuguesa, sempre atuei com alunos do segundo grau, na época, a informática nas escolas ainda era pouco explorada. Há quatro anos atuo como multiplicadora das TICs no NTE/RLN Osório. Auxiliaria o João da seguinte forma: Sensibilizando os professores para o uso das tecnologias, principalmente os recursos da Internet disponíveis no Laboratório de Informática, utilizando sites de busca e orientando para a relização de uma boa pesquisa http://www.novaescola.com.br/ com o texto: Como fazer uma boa busca na Internet. Explorando possibilidades de pesquisa na Internet. www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm com vários textos do autor. Criando e-mail, fazendo uso da comunicação na Internet enviando e recebendo mensagens. http://www.hotmail.com/ Estudo e debate a partir de textos que tratam da comunicação na Internet. Muitos autores tratam desse tema: José Manuel Moran, José Armando Valente, Iris Elizabeth Tempel Costa, Beatriz Corso Magdalena, Fábia Magali Santos, Rosane Aragon de Nevado e outro. Tem tanto material disponível na área e hoje os alunos também têm acesso às mesmas informações que o professor. Portanto, é um desafio para o professor manter-se atualizado, capacitado para investir na informática na educação. Sugiro os seguintes sites que oferecem serviços/informações úteis para o processo educativo na área de Português e Literatura. http://www.portrasdasletras.com.br/ http://www.educaterra.com.br/ www.detetivez.ig.br/literatura http://www.vestibular1.com.br/ www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq http://www.poie.com.br/ http://www.webquest.futuro.usp.br/ http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/ http://www.escolabr.com/ www.nied.unicamp.br/~hagaque http://www.paulofreire.org/ http://palavraaberta.blogspot.com/ http://copamundo.blogspot.com/ http://www.proavirtual.blogspot.com/ http://www.dominiopublico.gov.br/ http://amora.cap.ufrgs.br/2000 Uma das características mais interessantes da Internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes. São tantas as conexões possíveis que a viagem vale po si mesma. Viajar na rede precisa de intuição acurada, de estar atentos para fazer tentativas no escuro, para acertar e errar. A pesquisa nos leva a garimpar jóias entre um monte de banalidades, a descobrir pedras preciosas escondidas no meio de inúmeros sites publicitário. (José Manuel Moran – como Utilizar a Internet na educação) Veja site mencionado acima. A Internet é importante para os profissionais da área de Língua Portuguesa e Literatura pois propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, ampliar as formar de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com seus colegas. Pode ter acesso aos últimos artigos publicados, às notícias mais recentes sobre o tema que vai tratar. O professor pode iniciar um assunto em sala de aula sensibilizando, criando impacto, chamando a atenção para novos dados, novos desafios. Depois convida os alunos a fazerem suas próprias pesquisas, individualmente e em grupo e que procurem chegar a suas próprias sínteses. A Internet será ótima para os professores, atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais. Mas ela será um tormento para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma, que fala o tempo todo na aula, que impõe um único tipo de avaliação. A palavra chave é interagir: Interagir a Internet com as outras tecnologias na educação ( vídeo, TV, jornal, computador). Interagir o mais avançado com as técnicas convencionais, interagir o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta. (Moran) Este é o meu recado para o "João"

Nenhum comentário: