12 julho 2006

Relatório RP Grupo de Osório

Reunião pedagógica do grupo de Osório/Sirlei Meu grupo está formado por seis profissionais que atuam em diferentes setores relacionados à educação. Os professores Josaine e Terezinha são docentes da Escola Rural escolhida para realizarmos a RP; a Odete Alminhana e Maria Gecione, são integrantes da 11ª CRE e a professora Silvana Silveira minha colega multiplicadora no NTE/RLN Osório. Eu e ela também já trabalhamos na escola Rural, estive lá durante treze anos. No primeiro encontro no dia 04 de julho realizamos um encontro com o grupo de Osório no NTE com a finalidade de preparar a RP a ser realizada com os professores da E.E.E.M.Ildefonso Simões Lopes -RURAL. No segundo encontro no dia 05 de julho conversamos com a equipe diretiva sobre a nossa proposta e o que pretendíamos ao escolher aquela escola. O diretor disponibilizou-nos o laboratório de informática para que no dia 06/07, quinta-feira, utilizássemos e reuníssemos, durante o turno da manhã e tarde, em pequenos grupos, os professores que estivessem em hora atividade na escola. No terceiro encontro no dia 06 de julho nos reunimos no laboratório de informática da escola Rural a fim de compartilhar o que aprendemos no 1º encontro presencial com os colegas desta escola. Conseguimos a adesão de dezessete professores; pela manhã nove e à tarde oito. Exploramos juntos algumas ferramentas do word pois todos já possuem conhecimento e utilizam este editor de texto, apenas um recurso foi novidade para a área da matemática e da física que foi a utilização do editor de equações (Equation), este recurso permite criar equações complexas através da seleção de símbolos em uma barra de ferramentas e da digitação de variáveis e números. Assim, torna-se um facilitador para o professor na hora da digitação das provas. Foi interessante, pois os professores que estavam presentes ficaram encantados com a possibilidade de usar a ferramenta. Outro recurso que apresentamos aos professores foi a utilização da pesquisa avançada. Como muitos dos professores já dominavam o uso do computador (redigir, salvar, criar pastas, etc), foi possível dedicar mais tempo ao uso da Internet como ferramenta auxiliar nas pesquisas escolares. Através de dicas de sites interessantes, uso da busca avançada para realizar pesquisas, da leitura de artigos e/ou depoimentos de pessoas que, como meus colegas, buscaram apoio junto a Internet para dinamizar sua atividade docente e, assim, conquistar a atenção dos alunos foi como conduzimos a reunião. Devido ao número de professores presentes, foi possível trabalhar 2 a 2 e, como somos um grupo grande, conseguimos dar atenção quase que individualizada. Trabalhamos num ambiente colaborativo onde houve muita troca de informações, muito aprendizado, muita curiosidade. Muitos sites interessantes surgiram e ficaram registrados nos computadores do laboratório. Salientamos, também, que para agilizar os trabalhos de pesquisa no laboratório, é necessário um bom planejamento para que, principalmente, não haja perda de tempo ou que a dificuldade de realizar as atividades de pesquisa se tornem angustiantes e os alunos desistam por impaciência ou, o que é pior, "copiem e colem" a primeira "coisa" que encontrarem para "se verem livres" da tarefa e "mexer" no computador. A reunião rendeu frutos, foi bastante comentada pelos colegas, fazendo com que aqueles que não puderam comparecer fossem a procura das "dicas" e idéias apresentadas. A professora responsável pelo Laboratório de Informática da Escola, que está inscrita no curso, "entrou no clima" e participou da reunião como colaboradora do nosso grupo. Houve muito interesse e bastante integração. Ninguém julgou impossível realizar trabalhos no laboratório, pois muitos já oportunizaram esta vivência aos alunos. O que surgiu foi mais motivação e muitos planos para trabalhar, principalmente unindo disciplinas e interesses comuns.

Nenhum comentário: