15 agosto 2006

Realização da oficina planejada - 2º Módulo Curso UNISC

2º Módulo a distância: continuidade do 2º módulo presencial Realização da oficina planejada: O grupo composto pelas professoras: Josaine Silva Negreiros, Maria Gecione Trevisan, Odete Alminhana, Silvana Pires Silveira, Sirlei Trespach de Souza, Terezinha Bernadete Almeida da silva, cumprindo a atividade a distância do módulo 2, realizou oficina com os professores da Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes no dia 2 de agosto de 2006. Os objetivos da oficina foram: apresentar e discutir com os professores desta escola o que aprendemos no segundo encontro presencial, elaboração de blog pedagógico, uso da ferramenta Cmp Tools, aplicar a tabela excel nas atividades de cálculos, geração de gráficos para o ensino médio. Como já havíamos realizado encontro com os professores no módulo 1 o diretor, mais uma vez, disponibilizou-nos o laboratório de informática para este segundo encontro. Tivemos dificuldade em reunir os professores, pois a escola esteve em recesso e reiniciou com encerramento de bimestre, neste período fica difícil reunir os docentes. Mesmo assim, com o pequeno grupo que trabalhamos, abordamos, de forma simples, o que é um blog. A escola conta com grupo de professores que já passaram por capacitação no NTE/RLN onde aprenderam a construir blogs e páginas, os quais contruíram a página da escola e diversos blogs em várias áreas. Nos utilizamos deste recurso já existentes para colocar como exemplo aos professores que ainda não participam efetivamente desta trajetória da escola. O site da escola é: http://geocities.yahoo.com.br/escolarural
blogs pessoais do professores capacitados:
Blogs da escola:
Blogs dos professores:
http://pesquisarepreciso.blogspot.com Ficamos satisfeitas com esta etapa da oficina, pois os blogs educativos são um grande atrativo na educação como ferramenta educacional utilizada para o registro de idéias de professores e alunos. É uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico, uma ferramenta interativa, que possibilita aos educadores e educandos publicar suas produções e interagir com outras pessoas. Quando falamos sobre o Cmap e mostramos alguns exemplos, os colegas acharam muito interessantes e constataram que através do trabalho com essa ferramenta poderão observar como os alunos estão aprendendo, quais suas hipóteses, dúvidas e como constroem conceitos desenvolvidos em sala de aula. Acharam, também, muito enriquecedor, analisar as relações estabelecidas pelos alunos, o que pode lhes dar pistas sobre a construção da aprendizagem e, ao mesmo tempo, novas caminhos quanto ao planejamento suas atividades pedagógicas. Sobre o uso da ferramenta Excel, a discussão foi mais complexa, uma vez que poucos sabiam utilizá-la, bem como nós, pois foi pouco explorada devido ao tempo. Nós sabíamos pouco e compartilhar com os colegas não foi na intenção de assegurá-los quanto ao uso, mas sim, oportunizar conhecimento e caminhos para que implantassem em sua prática pedagógica. Sabemos que cada pessoa aprende de um modo diferente. Alguns alunos são analíticos, ao passo que outros têm inclinações mais visuais. Também não podemos nos esquecer da personalidade de cada um: os brincalhões, os tímidos, os problemáticos, os tagarelas, os mauricinhos, as patricinhas e os solitários estão todos representados na grande maioria das salas de aula. Na verdade, a maior parte das pessoas é uma combinação de diversos aspectos, portanto constatamos que quanto mais ferramentas utilizarmos com nossos alunos para que estes aprendam, melhor será o desempenho deles. Mesmo com pouco conhecimento de todos nós, sabemos que com o uso do Excel, é possível usar gráficos e diagramas para explicar conceitos complexos, motivar os alunos e verificar os progressos, sem contar que também é muito útil para o professor ou o diretor que deseja controlar notas, tendências, estatísticas e outras informações sobre os alunos ou a escola. Oferecemos também uma lista com fontes de pesquisa para o Ensino Médio dividida por assunto, para que possam orientar seus alunos quanto à pesquisa na Internet. Português www.geocites.com/CllegePark/Grunds/2969/index/htm